O Projeto

Tampinha Legal

É o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina e tem obtido resultados históricos.

No primeiro bimestre de 2021, arrecadou mais de 30 toneladas de tampas plásticas que somam mais de R$70 mil destinados integralmente para entidades assistenciais participantes. Este é o resultado do recolhimento nos mais de 2.800 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal.

O material coletado retorna para a indústria, caracterizando a economia circular na prática. O plástico pós-consumo é 100% reciclável, retornando para a indústria como insumo para novos artefatos como baldes, bacias, escovas, vassouras, prendedores de roupas, vasos de flores, para-choques automotivos, bancos de praça, entre outros.

Os expressivos números são o resultado das ações modificadores de comportamento de massa que o programa propõe.

Em 2020 ultrapassamos R$1 milhão para as entidades assistenciais participantes do Tampinha Legal.

Em atividade há mais de 4 anos, o programa está presente em vários ambientes sociais como órgãos públicos, comércio e escolas.

Mais de 300 entidades assistenciais do terceiro setor são participantes. É a economia circular acontecendo na prática todos os dias e em todos os ambientes.

Estes números refletem uma nova realidade em que as pessoas estão assumindo a própria responsabilidade enquanto cidadãos e compreendendo a que precisamos, todos juntos, assumir um novo comportamento.

Postos de coleta

Para ver os pontos de coleta, acesse: https://goo.gl/maps/YZq8hDyN2vRqmcUBA

Em breve disponibilizaremos o mapa com a marcações dos pontos.

Galeria do Bem

Temos um time de pessoas que separam as tampinhas por cor seguindo as diretrizes com o tampinha legal e também contamos com voluntários que fazem o leva e traz das tampinhas.

Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONGs, asilos, associações, hospitais, etc. Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custeiam tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.

Nós do Instituto Juntos iniciamos a coleta das tampinhas em 2020 em meio a pandemia, por esse motivo ainda não fizemos a nossa primeira entrega.

Contamos com mais de 8 pontos de coleta em São Paulo SP, Bertioga SP e Vinhedo SP e estamos em expansão.